quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Medidas preventivas (cuidado com a sedução)

- Na dúvida, telefone;
- Entre em nosso blog espontaneamente, cessaremos, por enquanto, os envios de e-mails divulgando o blog;
- Habitue-se a verificar para onde o link a ser clicado o está enviando (visualize o destino colocando o cursor-mouse - sem clicar - sobre o link. Desvie, então o olhar para a barra de status da janela - ela fica acima da barra que tem o botão iniciar ou na margem inferior da janela-tela do navegador);
- Nunca clique em avisos executáveis. Como saber? Normalmente, eles aparecem em mensagens ou e-mails por meio de links. Primeiro eles o atraem para um lugar na Web que contém novas fórmulas sedutoras (ganhos, ameaças e outros mais, leia abaixo), provocam, então, o seu interesse para que executar ou instalar um arquivo;
- Não informe absolutamente nada em cadastros. Em compras, procure o canal telefônico e os dados de identificação do fornecedor, ele é quem deve informar. Verifique a idoneidade pelos órgãos de defesa do consumidor. Nunca, nunca mesmo, tome uma decisão rápida. Afinal de contas, porque somente você é o premiado? Por que é tão especial assim em relação aos outros, tenha a certeza de o que tal atributo "especial" tem a ver com a possibilidade de você cair em tentação e ceder.
Caminho para a sedução
Seguindo o item anterior, observe as estratégias, idênticas à retórica de marketing e da conquista amorosa (a diferença é a intenção, as técnicas de discurso são as mesmas):
Elogio - O poder de conquista
O sedutor rastreia as personalidades com alguma uma frustração, já que tal estágio psíquico abre as portas para uma compensação, aí que ele se aproxima.
Além da estéticas
A adulação cerca por todos os lados, "a vítima não é apenas bonita é inteligente, de boa alma, audaz, corajosa, ambiciosa", ela tem múltiplas qualidades.
Compensações
Observe a rota dos argumentos elogiosos: as qualidades atribuídas à vítima, segundo o sedutor, estão ou foram desperdiçadas, coisa que ele (ou o que oferece) não o fará, de modo algum.
Resposta rápida e apoio (proteção)
A oportunidade está diante da vítima, como pode perder a chance de um admirador e um protetor contra os males do mundo? "Sim, porque todos os dias há circunstâncias e agentes para causarem prejuízos. E um protetor(a) é fundamental para estas horas".
Investigar
É preciso investigar profundamente, antes de qualquer entrega (e, assim mesmo, há surpresas).
A oferta excepcional, de imediata decisão e que se fortalece com a adulação, merece cautela.
Real e virtual
Assim como buscamos medidas preventivas no mundo real, precisamos de salvaguardas no virtual. Precisamos de trancas (senhas), de um sistema de vigilância (com os programas de verificação on e offline - firewall) e estar informados.
Cautela
O novo ambiente (virtual) traz vantagens fantásticas. Tal como o território real (físico) onde temos a livre possibilidade de circulação, esta liberdade também abre fronteiras para quaisquer intenções.
Informação
O melhor remédio é a informação. Não acredite, de modo algum, em elogios, vantagens desproporcionais, enfim em adulações inconsequentes, nem em advertências que venham a provocar temores excessivos. Qual a melhor medida? Sim, você precisa de consultas a especialistas, procure um profissional qualificado e ponderado.
Lendas na web
Recomendamos uma consulta ao site quatrocantos.com para obteres informações sobre lendas (e mentiras) que circulam pelos e-mails (uma das últimas é sobre um hotelicóptero).

Nenhum comentário: