sábado, 17 de abril de 2010

Sabedoria oriental para qualificar o trabalho

Por que e para que adotar os 5s? Conforme a palestra do engenheiro civil, Syllas Grazia, especialista em qualidade Total, ocorrida terça-feira, dia 13, para melhorar as condições de trabalho e a produtividade da empresa. Os 5s é uma metodologia de origem japonesa utilizada para qualquer ambiente, principalmente para o de trabalho. Os 5 sensos são o Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seisō (senso de limpeza), Seiketsu (senso de Saúde) e o Shitsuke (senso de autodisciplina).

O Seiri consiste em separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. A implementação exige um raciocínio seletivo e hierárquico de modo a facilitar os processos.
O segundo senso, o Seiton, ordena, identifica e padroniza o material de uso, bem como facilita e racionaliza o acesso aos materiais e a circulação do pessoal a setores e áreas realmente relevantes.
O Seisō, a limpeza, parece óbvio, mas nem todos assim consideram essencial. Não somente, e já seria suficiente, para melhorar o visual, mas para evitar problemas que venham a afetar o trabalho ou a saúde de quem o executa. Garante, assim, a qualidade plena, considerando exatamente o produto ou serviço em meta, bem como o ser humano que precisa de conforto neste ambiente.
O Seiketsu está intimamente ligado ao anterior. Ele sensibiliza para a higiene, para a prevenção de possíveis acidentes, a humanização ambiental, a comunicação sobre o tema, a percepção do espírito de equipe, o respeito às normas internas de postura profissional, assim como para evitar hábitos que afetem o ambiente de trabalho.
Por último, o Shitusuke, o senso de autodisciplina, consiste em motivar para a consciência do papel de cada um, não apenas para os resultados produtivos, mas para o bem-estar psico-físico (evidente que este reflete naquele). O estímulo constante à criatividade, a comunicação permanente, compartilhamento de valores e visões, treinamento e valorização do aprendizado, tudo isto leva aos objetivos desejados.

Foto: Hugo Almeida, dia 13 de Abril nas dependências da mecânica

Nenhum comentário: