domingo, 19 de julho de 2009

Para o esgoto, só a água, o óleo é reaproveitado

Dirigir o seu automóvel após o conserto ou a revisão na mecânica Hugo Almeida é sempre mais seguro. Mas a confiança em um serviço competente aumenta ainda mais, quando você sabe que o investimento em treinamento e tecnologia também traz em sua composição uma série de ações e processos pró-ambiente. Esta postagem mostra mais uma das ações que entraram na rotina da oficina.
Fotos: acervo da mecânica
Coleta de óleo para rerrefino
Separando a água do óleo
A mistura água e óleo, proveniente de vários processos, é prejudicial para o meio ambiente. Ciente disto e coerente com as orientações mais modernas de preservação ambiental, Hugo Almeida investiu em caixas separadoras que utilizam a tecnologia de decantação para despejar no esgoto somente a água: o óleo daí resultante é reservado em recepientes e depois coletado por uma empresa que o rerrefina para novos usos.

A estrutura
As caixas estão montadas de modo a que, ao passar por três células, as gotas de óleo em suspensão sejam separadas da água por diferença de densidade. Este sistema é conhecido como decantação: caixas paralelas feitas a partir de um material impermeável que auxiliam na união das gotas de óleo. Isto permite que as gotas fiquem maiores, a separação fica mais fácil e rápida.

Empresa LWART coleta o óleo das caixas de separação

Processo
A água oleosa é depositada em um tanque, água e óleo repousam por um tempo. A gravidade faz o papel de separar as duas subestâncias. O óleo, mais leve do que a água, acumula-se na superfície, a água aquosa, mais pesada, decanta ao fundo. A velocidade do processo de separação é diretamente proporcional à diferença entre as densidades do óleo e da água.

Rerrefino
Depois de um tempo, o óleo é recolhido, então por uma empresa especializada em reciclá-lo, no caso da mecânica Hugo Almeida, a empresa responsável pelo serviço de coleta é a LWART, com sede em Canoas. "O óleo rerrefinado (óleo básico) é comercializado com as grandes, pequenas e médias distribuidoras, que aditivam o óleo básico e comercializam, nos mercados consumidores, o óleo aditivado. Durante o processo do rerrefino são extraídos alguns subprodutos que servem como matéria-prima para outros produtos ", conforme informa a empresa no site.
Clique no link da empresa para conhecer mais detalhes. LWART
Redação: Nilo Dias Cabral
Postagem sobre ações ambientais? leia: Panos laváveis reduzem o impacto ambiental

DIRIGIR DEFENSIVAMENTE - PODCAST "SOBRE RODAS" CLIQUE NA SETA PARA OUVIR.
Original em: Sobre Rodas


Nenhum comentário: