Thelma e Louise, tomando as rédeas do mundo masculino
Para a primeira postagem, lembramos "Thelma e Louise", de 1991. No enredo, as amigas, Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), saem para pescar num fim de semana (algo impensável, para a época e para o mundo masculino dos Estados Unidos).
Como todo filme clássico, o inocente (será?) refresco das mulheres é rompido, quando uma delas, ao se defender de um estupro, mata o criminoso. O acontecimento desencadeia a série de transformações em suas vidas. Ao volante do conversível Thunderbird 1966 (imagem normalmente masculina), as indefesas senhoras tornam-se rebeldes que se negam a aceitar as agressões e repressões masculinas. Embora audaciosas e donas de suas vidas, o desfecho é punitivo. O que o ameniza é o fato de, mais uma e definitiva vez, as personagens desafiarem o poder másculo demasiamente másculo, mesmo que para isto tenham que optar pelo próprio sacrifício.
Indicado para Oscars de atriz (Geena Davis e Susan Sarandon) e de diretor (Ridley Scott), o filme ganhou o Oscar de melhor roteiro.
Mais road movies? Temos um elenco já extenso, mas você pode e deve indicar. Envie ou pelo nosso contato, ou pelos comentários.Para a primeira postagem, lembramos "Thelma e Louise", de 1991. No enredo, as amigas, Thelma (Geena Davis) e Louise (Susan Sarandon), saem para pescar num fim de semana (algo impensável, para a época e para o mundo masculino dos Estados Unidos).
| Reflexão crítica As personagens incorporam estereótipos masculinos, alguns infelizmente negativos, é verdade. Embora características eticamente terríveis, é justo negar ao gênero feminino até mesmo as mazelas do masculino? |
Indicado para Oscars de atriz (Geena Davis e Susan Sarandon) e de diretor (Ridley Scott), o filme ganhou o Oscar de melhor roteiro.
Veja um trailer em http://www.youtube.com/watch?v=_i9Dk15PTbs
Nenhum comentário:
Postar um comentário