sexta-feira, 11 de setembro de 2009

De Cugnot a Ford, os pioneiros do automóvel


Sempre há quem queira retomar o fio da meada sobre os primeiros. Quem inventou, portanto, o primeiro veículo de locomoção totalmente autônoma? Se a referência for etimológica, podemos esbarrar em alguns problemas. Auto, de origem Grega, mais o latim mobilis, significam aquilo que se automove, mas não é apenas isto, caso contrário, bicicletas estariam nesta classificação.
O significado leva em conta o fato de o tal veículo apresentar uma central de energia capaz de o levar (e a quem o conduz) a lugares distantes. Esta central de tracionamento é um motor.
Ao longo de vários anos, não muitos, já que a pré-história do automóvel remete ao início da Revolução Industrial, os inventores o aperfeiçoaram. Primeiro veio o motor a vapor, inventado por Fardier de Cugnot, em 1771. Algum tempo depois, em 1886, o alemão Carl Benz inventou o veículo com o motor a combustão. Ele mesmo e outros que o seguiram criaram modificações importantes no desenvolvimento do carro, mas será nos Estados Unidos que a produção do automóvel tomará um rumo diferente, Henry Ford, o inventor do Ford T, é quem levará o veículo a tomar conta das cidades.
Para ler mais, vá ao site http://www.comprecar.com.br/internas/historia-do-automovel, um dos mais completos a respeito.

Nenhum comentário: