quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Energia cinética para ciclistas

O laboratório Senseable City, do MIT, projetou uma roda para capturar a energia cinética gerada quando um ciclista freia, acumulando-a assim para os momentos que exijam empuxo adicional. A nova roda utiliza um sistema de recuperação da energia cinética, a mesma tecnologia empregada em carros híbridos como o Toyota Prius, a fim de recolher energia que de outra forma seria desperdiçada, quando um ciclista usa o freio ou desce uma encosta em velocidade elevada. Com essa energia, o sistema carrega uma bateria instalada no cubo central da roda.
O esguio cubo de roda desenvolvido pela equipe de Ratti, pintado de vermelho e conhecido como "roda de Copenhague", foi revelado na manhã de terça-feira, em Copenhague. O sistema pode ser instalado na roda traseira de qualquer bicicleta existente, e inclui sensores de acompanhamento da qualidade do ar, um sistema de registro de quilometragem percorrida e uma unidade de navegação GPS para registro de percursos. Origem: noticias.terra.com.br

Na F1 (terá alguma vantagem?)
Esta forma de energia vem sendo testada (nem sempre com sucesso) pelas equipes de F1. Quer ler mais, vá para http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Automobilismo_Conteudo.vxlpub?hnid=41931

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