Esta é boa, um minidocumentário mostra a aventura da Camilla Costa, colaboradora da Superinteressante, que passou uma semana desbravando um estranho mundo onde não há plástico. E você, já parou para pensar o quanto dependemos do plástico no dia a dia? Veja o vídeo abaixo.
É radical, sim, mas vale como um exercício para a reflexão (interessante para estimular escolares aos estudos sobre o tema, como, por exemplo, provocá-los a uma produção de vídeo e foto como proposta disciplinar). Poderia ser estendido a outros usos e materiais (já que a questão poderia abranger o mundo industrializado), de modo a pensar em hábitos, em cadeias produtivas, entre outras linhas de pesquisa.Pesquisa -Um exemplo de motivação à pesquisa com o uso de novas tecnologias? Muitos alunos têm celulares com câmeras, usam-nas para fazer centenas de imagens com recados. Quem sabe um documentário interativo entre celulares com o conteúdo (não igual, mas parecido) deste vídeo da Superinteressante? Após, um outro aluno (há vários), com o domínio de edição no PC (muitos adolescentes dominam editores em computadores), poderia finalizar e, ao final, postar em um serviço como o Youtube, com a avaliação dos professores, dos colegas e de outros públicos.
Variáveis pedagógicas - No caminho, é lógico, os professores devem motivá-los a avaliar questões não apenas ambientais, mas de direitos (já que a captura de imagens e informações deve considerar os direitos privados e públicos), de produção coletiva, com a divisão de tarefas e desenvolvimento de competências, entre outros aspectos pedagógicos.
Sim, as aulas estão no fim, mas não o aprendizado, a vontade de aprender e a iniciativa de fazer.
Nada a ver com mecânica, sim, mas a proposta deste blog não é restrita a informações específicas sobre automóveis, também traz reflexões e informações relacionadas ao mundo em que vivemos, a questão ambiental é uma das quais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário