terça-feira, 13 de julho de 2010

Curiosidades: por que o galo canta?

O administrador deste blog, curioso com as coisas do cotidiano entrou em contato com o escritor Ari Ribold, autor do livro Bode Expiatório para confirmar a informação do porquê dos calos cantarem. A resposta está abaixo:

"Não tenho o conhecimento científico para o tema proposto. Tenho, todavia, uma longa vivência na roça, onde meus pais sempre tinham galinhas para o consumo próprio e para os ovos, tão apreciados em vários pratos, como a "fortaia", termo do dialeto vêneto, falado pelos imigrantes italianos, que pode ser traduzido por omelete. A "fortaia" era feita de ovos batidos misturados com pedaços de queijo e salame cozidos com banha de porco, esta substituindo o azeite. "Fortaia" com polenta e vinho, eis o almoço pronto e bem nutritivo.

O harém do galo - Quanto aos galos, de fato um só domina o espaço com várias galinhas, como se fosse seu harém. Trata-se do mais forte que expulsa os concorrentes, correndo atrás deles. Se um oponente o enfrenta, trava-se sangrenta briga, a bicadas, até que um deles desiste e vai embora. Quando o galo está ciscando e encontra comida na terra, cacareja e chama as demais galinhas para comerem. Também costuma dirigir-se a uma delas, arrastando a asa contra uma das patas, como o que a galinha começa uma pequena corrida e ele vai atrás e logo a alcança, ela se abaixa, ele a segura com o bico na cabeça e mantém a relação sexual, coisa rapidíssima. Assim faz com as demais. De vez em quando, sobe a um lugar mais alto e ecoa seu canto, mesmo durante o dia. Lá, ao longe, outro galo responde com idêntico canto, creio, sim, para expressar o domínio cada qual sobre seu espaço.

Dormir com as galinhas - Assim que a luz do sol desaparece e escurece, galo e galinha se dirigem ao galinheiro ou sobem em árvores próximas às casas, onde dormem. Normalmente, pelas duas da madrugada, os galos cantam pela primeira vez durante a noite (ver missa do galo, no livro O Bode Expiatório - primeiro volume, editora AGE) e são correspondidos pelos galos dos galinheiros vizinhos. Mais tarde, antes do amanhecer do dia, normalmente os galos cantam de novo. Assim que começa a clarear o dia, galos e galinham saem e começam a ciscar em busca de alimento. Daí se entende a frase "dormir com as galinhas" para as pessoas que têm o hábito de dormir cedo, assim que o sol se põe.

Da mesma forma, a expressão "cantar de galo", como sinônino de valentia e de comando de determinado espaço. "Arrastar a asa", como faz o galo com as galinhas, acima referido, significa, figuradamente, o homem tentar seduzir uma mulher.

Briguento - Pode haver mais de um galo no mesmo galinheiro, mas só um deles mantém relações com as galinhas, o mais forte. Os outros apenas vivem e crescem naquele espaço. Se o maior enxergar um menor arrastando asa para uma galinha, logo será perseguido pelo maior. Para evitar as brigas, sabiamente as donas de casa colocavam os galos em gaiolas e os matavam para a canja e o consumo da carne, deixando apenas um no terreiro.

O ovo e o galo - Sem o galo, as galinhas fazem ovo, todavia não é fertilizado: pode ser consumido como alimento, todavia não pode ser chocado para nascer um pinto. A chocada de ovos demora vinte e um dias, tempo em que a galinha choca, ela vive quase que exclusivamente no ninho sobre os ovos, mantendo-os quentes, saindo apenas rapidamente para beber e comer algo. Nesse período, ela perde muito peso.

Moela - Isso tudo é fruto de minha observação prática, quando passei a infância na área rural. A moela (significa pequeno moinho) tem a função de ajudar a derreter o milho e outros cereais que a galinha come. Ela, inclusive, armazena cereais no papo e depois os digere. Para ajudar a moela a derreter os grãos, a galinha come pedrinhas, pedacinhos de areia."

Agradecemos a contribuição do escritor para aumentar o nosso conhecimento.
Aproveite para saber sobre como o animal é usado como símbolo de várias coisas, países, times, profissões... em http://pt.wikipedia.org/wiki/Galo

Nenhum comentário: