segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O desmonte de uma raridade

Recebemos este e-mail que merece atenção. É um desabafo de Renner a respeito do desmonte do Museu do Automóvel (Ulbra)
Ele faz menção à notícia do Diário de Canoas de 21/08/2009, conforme o e-mail por ele enviado. Logo abaixo da notícia, o desabafo do remetente.

Carros são retirados do Museu da Tecnologia da Ulbra, em Canoas
"Canoas - Oficiais de Justiça acompanham desde o início da manhã desta sexta-feira a retirada de todos os veículos do Museu da Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). A remoção de aproximadamente 600 raridades foi autorizada pela Justiça Federal a pedido da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo(Celsp), mantenedora da Ulbra. O prédio deve ser utilizado para fins educacionais.
De acordo com a Justiça Federal de Canoas, cerca de 240 carros vão para depósitos de dois leiloeiros. O restante segue para uma oficina da universidade, entre eles os que foram emprestados ao museu e os que pertencem ao ex-reitor Ruben Becker e estão em contestação judicial.
Na noite de ontem, outros 10 veículos pertencentes à Celsp foram arrematados por colecionadores de diferentes estados do país, somando R$ 629,1 mil. Na próxima quinta-feira, no Canoas Parque Hotel, às 18h30, acontece o leilão da segunda etapa do mesmo lote de carros que não foram vendidos ontem."
Diário de Canoas/Lilian Patrícia
Foto: Claiton Dornelles/GES
http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,ed-60,canal-8,ct-508,cd-212848.htm

O apelo de Renner:

"Quando este acervo estiver em outro estado ou país lá dirão "aqueles gaúchos trouxas juntaram esta coleção e nós estamos aproveitando” .
Será que não existe mais gente de bom senso, não tem outra saída para as crises, só pensam em destruir o que já existe e não pensam em manter os hospitais e o museu.
Este museu levou mais de 10 anos para ser montado, milhares de horas de garimpo, pequisas, mão de obra especializada na recuperação e agora ser simplesmente jogado em um galpão de ávidos leiloeiros que estão só pensando na comissão das vendas.

Links legais
Carros antigos
Fórmula um
Papel Modelismo
Mundo dos carros
Veteran Car Club - RS
Sistemas automotivos
É claro que a saúde é mais importante que a cultura mas onde está o dinheiro da CPMF que foi criado para a saúde e que agora será recriada com outro apelido.
Verbas da lei de incentivo a cultura são canalizadas até para filmes ditos eróticos, para shows de cantores suficientemente ricos para se apresentarem. Realmente só chegaremos ao primeiro mundo quando estas mentalidades não forem mais do país.

Todos sabem que o que nós brasileiros mais gostamos é de automóvel, deixamos de lado tudo, quando este é o assunto. Quando conseguimos reunir o maior acervo do hemisfério sul, chegam os guinchos e cegonhas e levam tudo embora.

Por favor não esqueçam de avisar as companhias de turismo para tirar o museu do roteiro de nosso pobre estado e substituam este roteiro pela visita aos gabinetes dos políticos, juizes, e administradores responsáveis por este desmonte.
Desculpem este desabafo."
Paulo Roberto Renner (autorizado pelo autor)

Nenhum comentário: