quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A insustentável leveza da segurança

Este conteúdo tem caráter de utilidade pública, saímos um pouco da temática automóveis e mecânicas, porque estamos há mais de dois meses com este blog e muitas são as fraudes na Web.

Desconfie do gratuito
É raro alguém oferecer algo gratuito, não impossível, é mais sábio, porém, investigar a origem da oferta, principalmente em uma sociedade em que a competitividade desleal é quase uma regra.
Chegam às caixas de correio eletrônico centenas de informações comerciais e pessoais: se fossem apenas apelos de venda, bastaria bloqueá-los, mas a questão é saber filtrar o confiável, porque os amigos vítimas de fraudadores podem disseminar de modo inconsciente as artimanhas.
Como proteger-se? Antivírus e firewall confiáveis são fundamentais (um especialista que os instale e ajude em situações de risco, também). Sobretudo, cautela. Não instale nada que venha a ser oferecido para a segurança ou brincadeira em seu computador (programa ou arquivo).
A armadilha do medo
A estratégia da fraude é seguir a lei ação-reação. A proposição é de um atalho, ou para um enriquecimento, ou uma solução ante às burocracias, com uma rapidez e eficiência impossível à maioria. O alvo são vítimas desesperadas. O sucesso destes especialistas é quase nulo diante de um equilíbrio. Para que a vítima reaja adequadamente, procuram derrubar os bloqueios prováveis da vítima, como, por exemplo, o tempo de investigação (os sofisticados têm uma retórica aprimorada, há até filmes que tratam destes especialistas. Observe: a fim de qualificar o raciocínio, oferecem, é claro, um outro raciocínio, e por que? Eles precisam de uma reação relâmpago, não podem permitir qualquer dúvida).
O que fazer?
As vítimas ensinam muito. Sob o impacto de qualquer ameaça ou sedução, reflita, verifique se há coerência na informação recebida. Investigue, pense em seu temor ou em sua predisposição (para ganhar ou ser solidário). É muito fácil aos fraudadores conseguir informações pessoais (seu nome, números de identidade, cpf, cartões) a fim de personalizar o contato. Mas não creia que é somente quem está online que corre o risco. Cadastros diversos circulam digitalmente. Portanto, se você já se inscreveu em concursos, se tem perfis em sites de relacionamento (Orkut, hi5, Facebook, Twitter e similares), até mesmo, se já teve o nome publicado por um motivo qualquer, as informações estão disponíveis. É com elas que os fraudadores nutrem as suas artimanhas.
Não aceite telefonemas de suportes para verificar qualquer coisa em seu computador ou telefone. Desconfie sempre.
Nossos contatos
A mecânica jamais envia advertência financeira ou de qualquer outra ordem aos seus clientes ou a qualquer pessoa. Não enviamos, também, links, senão aqueles diretamente ligados ao blog (sempre testados). Se receber uma mensagem em nome da mecânica que ofereça vantagens ou de uma natureza apelativa qualquer (advertências), entre em contato com a mecânica. Desconfie, sempre. Recomendamos a leitura de http://cartilha.cert.br/. Outra sugestão é investigar as mensagens que circulam pela web, que advertem, pedem solidariedade para vítimas por meio de cliques em links. Pergunte-se e pesquise: como ajudar alguém clicando? Quer ajudar? Olhe para a vida real, perto de você mesmo, é mais efetivo.

Nenhum comentário: